Edterapeuta

Comer muita batata frita pode te deixar mais ansioso ou triste, sabia?

DEPRESSÃO

Edlangela Rodrigues

6/29/20231 min read

Comer muita batata frita pode te deixar mais ansioso ou triste, sabia?

Um estudo descobriu que pessoas que comem batata frita demais tem mais chance de desenvolver esses transtornos mentais.

Os pesquisadores olharam para mais de 140 mil pessoas e viram que aquelas que abusavam das frituras tinham um risco maior de ansiedade (12%) e depressão (7%).

A galera que fez o estudo é da Universidade de Zhejiang, na China, e publicou tudo numa revista científica chamada Proceedings of the National Academy of Sciences. Eles analisaram um monte de dados e encontraram mais de 8 mil casos de ansiedade e mais de 12 mil casos de depressão.

E sabe qual é a substância culpada por essa relação entre batata frita e problemas mentais? É a acrilamida! Ela é uma substância química que surge quando a batata é frita em altas temperaturas, tipo acima de 120ºC.

A acrilamida pode causar inflamações no nosso cérebro e até mesmo danos permanentes no sistema nervoso. Por isso que o consumo exagerado de frituras pode deixar a gente mais ansioso e deprimido.

Os cientistas disseram que a exposição prolongada à acrilamida causa ansiedade e depressão por causa de um processo complicado chamado inflamação neural mediada por estresse oxidativo. Parece complicado, né? Mas basicamente quer dizer que nosso cérebro fica inflamado e isso mexe com nosso humor.

Enfim, o importante é entender que comer menos batata frita e menos frituras em geral é bom para a saúde mental. Então, se quiser cuidar da sua cabeça, é melhor maneirar nas frituras e dar preferência para comidas mais saudáveis. Seu cérebro vai agradecer!